segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novo Tomb Raider será mais humano, bonito e desafiador



O próximo Tomb Raider finalmente teve uma boa quantidade de informações liberadas. O jogo, que pretende levar a franquia à uma nova direção, foi capa de várias revistas deste mês. Abaixo você confere os elementos da jogabilidade, as inspirações e as surpresas que encontrará nele. Pode estragar um pouco a sua experiência, então leia por conta própria.

Desta vez, Lara Croft é uma adolescente. Depois de sair da universidade, decide fazer uma expedição num navio chamado Endurance. Como nem tudo são flores, o navio acaba afundando perto de uma ilha próxima da costa do Japão e, convenientemente, ela é a única sobrevivente. Esse enredo será dividido em três partes, com cada um mostrando um pouco mais da evolução de Lara.

Ao que parece, todo um cuidado foi tomado para tornar a protagonista mais humana e tirá-la da imagem de "peitos ambulantes". Suas expressões faciais e marcas de sofrimento mudarão durante o jogo, mostrando como ela se sente em cada situação. Até uma captura de movimentos foi realizada para torná-la mais real.

A mudança é tanta que, como esperado, o jogo vai ser um recomeço completo. Ou seja, um "reboot", o que significa que tudo o que você viu da franquia até agora não vale absolutamente nada. A idéia é recomeçar tudo do zero, dando um novo tema e uma nova roupagem para a série.

Mesmo estando num lugar desconhecido, alguns antigos recursos nunca desaparecem. A Lara ainda poderá comprar novas habilidades, fazer novas ferramentas ou, na falta de algo bom pra fazer, voltar pras missões que você já completou. Tudo isso fica na área central do lugar, onde Lara formará seu "acampamento".

Os puzzles são outro elemento que estará forte como nunca. Para solucioná-los será preciso mais do que apenas observação: também é preciso interagir com o cenário e saber usar cada um dos objetos/elementos à sua disposição. E, em adição, Lara tem uma nova habilidade chamada “Survival Instinct”. É uma visão especial que destaca os objetos importantes do cenário em amarelo, enquanto o resto fica em cinza. Quem já jogou Assassin's Creed deve reconhecer.

Visualmente, o jogo está prometendo bastante. Com lances de câmera ousados, a intenção da desenvolvedora é causar momentos de angústia e claustrofobia no jogador. Para ajudar nessa tarefa, ele tem também uma nova engine gráfica chamada Crystal Engine. É prometido que quase não haverá diferença entre as cutscenes e o jogo em si.

No que diz respeito às fontes de inspiração, Tomb Raider pega um pouco de vários lugares, até mesmo de Uncharted. As mais notáveis são a visão especial, exatamente como a de Assassin's, e a história, como em Batman Begins, onde um jovem inexperiente precisa se transformar num herói passando por uma dura jornada. Também haverão mistérios como em Lost, e até um pouco da física de Half Life 2.

Saberemos se essa mistura toda vai funcionar quando Tomb Raider for lançado para PS3 e Xbox 360. Ainda não temos uma data de lançamento.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger