terça-feira, 2 de agosto de 2011

JTAG e as Dashboards modificada para Xbox 360

Observação: O artigo abaixo é apenas de função explicativa, não é um tutorial.







Nós donos de um xbox 360 imaginamos com o dia em que a microsoft irá parar de frescura e nos deixar aproveitar nossos consoles com toda a liberdade possível. Bem esse pode ser um dia muito distante ou que provavelmente nunca chegue.


O JTAG é hoje a unica maneira alternativa de se obter essa liberdade em seu Xbox 360, mas  uma vez que o processo é de difícil realização e com baixas chances do console atender as especificações para a realização do mesmo, o Jtag se torna também um sonho que apenas poucos tem acesso.


JTAG é a abreviação de Joint Test Action Group, um padrão mundial para leitura/scan/escrita de componentes eletronicos como Circuitos Integrados, memórias, etc. No caso do XBOX 360, o Jtag é utilizado para fazer leitura e escrita da NAND, que é onde fica armazenada a dashboard do console.


Através deste hack é possível:

  • -Troca de Skins da Dashboard.
  • -Copiar um DVD (Filme ou Games) para o HDD do console e executalos sem a necessidade de disco na bandeja.
  • -Verificar e modificar a velocidade do FAN (cooler)
  • -Verificar temperatura do Xbox 360, de sua CPU e sua GPU.
  • -Instalar XBLAs (Live Arcades) sem ter que comprá-los.
  • -Instalar DLCs como fases extras, músicas de Rockband e etc sem ter que comprá-los
  • -Rodar Jogos de Xbox360 e XBLAs direto de unidades USB ( Pendrives e HDs)
  • -Rodar Homebrews (aplicativos não assinados ou auorizados pela Microsoft.
  • -Rodar emuladores.
  • -Entre muitas outras coisas.

Como seria feito tudo isso você deve estar se perguntando. Bem, após o sucesso de se fazer o jtag no x360, hackers vem montando suas comunidades e trabalhando em Dashboards especificas/alernativas para estes tipos de console, disponibilizando todas as opções citadas acima.



Hoje a XBRebootFree60 e Freestyle dash são as dashboard alternativa mais usadas, que permite rodar códigos não assinados,chamados de homebrews, no qual permite os mais avançados em programação fazer emuladores, players de vídeos entre outros aplicativos, como era feito no primeiro Xbox.

Posso conectar com estas dashboards na Live?


Nunca! É conectar e dizer adeus!

Como posso fazer este processo? Existe um Tutorial?

O processo requer que você abra o console, faça algumas soldagens, coisas realmente técnicas que pessoas comuns não devem nem pensar em tentar fazer sozinho o processo.

Não são todos os consoles que estão aptos a fazer o processo, as ultimas versões do Xbox 360 vem tampado as maneiras de realizar o Jtag.  A regra só funciona para consoles antigos, sejam estes banidos ou não, com Dashboard 7xxx ou inferior. Algo muito raro de se achar hoje em dia, principalmente em versões Jasper.

Como o processo é de dificil realização, não irei postar tutorial.

É ou não é um sonho para donos de um Xbox 360?  

O hack chama a atenção todos, até os certinhos que seguem as regras "Originais" de utilização. As possibilidades que o jtag oferece faz com que seu xbox 360 se transforme em algo mais do que jogar video game, transforma o aparelho em algo realmente multimídia, preparado para executar qualquer função.

A intenção do artigo era apenas informar aos mais novos na área o que é o jtag e suas varias possibilidades. Se gostou comente, qualquer dúvida ou critica será bem vinda.








2 comentários:

Anônimo disse...

vlw ae galera em breve estarei ai na sua assistencia tecnica levando meu x-box slim para fazer o procedimento vlw ae ja conheço a loja (Obrigabo!): Wendell ;)

Anônimo disse...

Msn: Wendellcaires2011@hotmail.com

Postar um comentário

 
Powered by Blogger