quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jogamos "Pro Evolution Soccer 2013": aprenda os novos dribles do game



No início de maio a Konami reuniu a imprensa, estrangeira e nacional, para mostrar pela primeira vez “Pro Evolution Soccer 2013”. E, quem diria, a cidade escolhida para a première foi São Paulo.
Para completar, ensinamos como fazer os novos dribles e movimentos de “PES 2013”. Confira:

Ter um bom domínio de bola é fundamental e "Pro Evolution Soccer 2013" expande opções ao permitir, após um lançamento pelo alto, amortecer a pelota e controlá-la instantaneamente.
Para tanto, é preciso apertar o R2 no momento exato.
Feito inédito na franquia, o controle manual total do passe e do chute requer aprendizado - curva esta que pode ser longa, conforme a proficiência do jogador.
Uma vez dominada a técnica, torna-se possível determinar altura e direção do chute e do passe, um diferencial estratégico e tanto. Para completar o famoso “um-dois” agora permite controlar totalmente o atleta que vai receber a bola.
Sim, as fintas sempre estiveram presentes na série, mas em "PES 2013" a Konami parece determinada a fazer dos dribles não somente uma firula, mas parte decisiva do jogo.
Tanto é que o ritmo de jogo está mais lento em relação aos jogos anteriores, para que o jogador tenha tempo para tomar a melhor decisão. É o botão R2 que permite variar o estilo dos dribles.
Diante das mudanças nos dribles, passes e chutes, para equilibrar o jogo os zagueiros possuem um novo repertório de movimentos: pressionar o R2 e o X atrasa o ataque adversário, enquanto dois toques no X, feitos no timing correto, desarmam o oponente - ou fazem falta, variando conforme a precisão do jogador.
Quanto aos goleiros, "PES 2013" introduz uma barra de força na reposição de bola, dando mais autonomia na hora de criar oportunidades especialmente para contra-ataque.
Testamos “Pro Evolution Soccer 2013”
Sabe como é, início de temporada é sempre complicado: no caso de um novo “PES”, leva tempo até se habituar às novas “features” e, por fim, colocá-las em perspectiva em relação à versão anterior. Após jogar uma meia dúzia de partidas de “Pro Evolution Soccer 2013”, o que posso dizer é que foi um início muito mais animador se comparado a “PES 2012”.

PLAYER ID

A Konami escolheu cerca de 50 craques da bola para recriar com fidelidade em “PES 2013” – o jeito de correr, dominar a bola, chutar e até comemorar golaços. Conheça alguns dos craques que serão “transplantados” para o jogo:
CasillasNeymar
C. RonaldoMessi
KakáRobben
IniestaXavi
TerryPuyol
Ribéry
O que se nota, logo de cara, é que o ritmo de jogo está mais devagar. Faz sentido: com as novas alternativas para driblar, chutar e tocar a bola, são milissegundos bem-vindos, que ajudam a (tentar) tomar a melhor decisão e conseguir executá-la a contento.
Se as inovações de “PES 2013” se espelham no concorrente “FIFA” – e, na minha opinião, a reposta é sim -, esta é uma discussão para o final do ano. O que é certo é que o jogo está mais complexo e, sobretudo, há um esforço para dar aos dribles e às opções manuais de passe e chute uma utilidade mais prática no contexto das partidas – e não algo meramente cosmético.
Por outro lado, a Konami alega ter melhorado a inteligência artificial do goleiro, hipótese esta que foi por água abaixo logo no primeiro gol que marquei no Claudio Prandoni, após uma saída bizarra do goleiro Felipe, do Flamengo. Tem que ver isso aí, Konami.
Além disso, os gráficos estavam bastante... humildes, por assim dizer. Mas vamos descontar pelo fato de se tratar de uma versão em construção.
No final das contas, “Pro Evolution Soccer 2013” conseguiu me deixar animado como há muito tempo eu não ficava com a série. Vejamos se em 1º de novembro, quando o jogo chegar às lojas, todas as promessas serão cumpridas.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger